Os exercícios de Escrita Terapêutica de Jordan Peterson
Talvez você o conheça como um extremista da direita, talvez você o conheça como um polemista, mas, com certa distância do impulso de julgar e classificar superficialmente, não é difícil constatar que Jordan Peterson é um dos intelectuais mais influentes da atualidade.
Um dos seus projetos mais impressionantes é um Programa de Escrita Terapêutica.
Junto com Daniel Higgins e Robert O. Pihl, o psicólogo clínico, professor e pesquisador lançou o Self Authoring Program — um conjunto de exercícios de Escrita Terapêutica, fruto de longos anos de investigação, aplicação e feedbacks positivos.
Neste artigo, você vai conhecer os exercícios de Escrita Terapêutica de Jordan Peterson, que foram a principal inspiração para a produção dos “7 Exercícios de Escrita para a Cura e o Autodesenvolvimento”.
Entenda as semelhanças e as diferenças entre esses dois materiais e os benefícios associados à prática da escrita terapêutica.
Escrita Terapêutica: o que é e quais os benefícios da prática
A escrita terapêutica é um conjunto de técnicas que se utilizam da escrita para tratar doenças e sofrimentos, e para o desenvolvimento humano.
James Pennebaker descobriu que essa era uma possibilidade quando encontrou, em suas pesquisas sobre experiências traumáticas, que guardar experiências dolorosas para si era um fator de risco para adoecimentos mais graves.
Até essa altura, já se entendia que traumas vividos até os 17 anos tinham grande influência sobre a saúde humana. A presença de um trauma nessa fase da vida coloca alguém em maior risco de:
- doenças cardiovasculares;
- depressão e ansiedade;
- câncer;
- transtornos alimentares;
- transtornos do sono.
Entretanto, quando esse trauma era mantido em segredo, as chances de adoecer eram ainda maiores.
James Pennebaker levantou a hipótese: será possível que, uma vez compartilhado (ou falando com um terapeuta, ou até mesmo pela escrita expressiva), o trauma pode perder o seu potencial nocivo?
Descobriu-se que escrever sobre experiências traumáticas tinha o poder de gerar diversos benefícios.
Depois, com a expansão da ideia, comprovou-se que exercícios de escrita terapêutica também podem servir para:
- automonitoramento;
- desenvolvimento criativo;
- planejamento;
- desenvolver uma visão do futuro.
Entenda mais sobre O que é a Escrita Terapêutica, como funciona, e quais os benefícios da técnica.
O “Self Authoring Program” de Jordan Peterson: um roteiro completo de Escrita Terapêutica
Anos mais tarde, Peterson e seus colegas desenvolveram um programa completo, abordando passado, presente e futuro, com grande profundidade, detalhes, e com grandes resultados para os usuários.
Os 7 Exercícios de Escrita para a Cura e o Autodesenvolvimento foram inspirados diretamente no programa de Jordan Peterson, tendo sido expandidos, resumidos e/ou adaptados.
Passando pelo Passado, Presente e Futuro, o programa exige que você realmente adentre na experiência de se observar, analisar e vislumbrar uma transformação possível.
Passado (Past Authoring)
No Past Authoring Program, será solicitado que você divida sua vida em diferentes épocas. Você pode escolher pela idade, pela sua trajetória escolar, ou por outro critério. Por exemplo: primeira infância, segunda infância, adolescência, juventude e fase adulta, são possíveis épocas.
Cada época deve receber uma breve descrição.
Por exemplo:
Primeira infância — dos meus 0 até meus 05 anos. Morava no bairro Laranjeiras da cidade do Rio de Janeiro, até meus pais se separarem.
Para cada época, você anotará acontecimentos-chave ou fundamentais, que marcaram aquela etapa do seu desenvolvimento: as principais experiências.
Essas principais experiências também deverão ser descritas, agora com um pouco mais de profundidade.
Por exemplo:
Terceira infância — dos meus 06 até meus 11 anos. Morava no bairro Botafogo da cidade do Rio e morava com minha mãe.
Experiência — Primeira vez que fui ao cinema. Quando fui ao cinema pela primeira vez, lembro-me de estar usando uma calça azul e uma camisa branca. Minha mãe me levou para assistir Harry Potter e a Câmara Secreta….
Depois, o exercício te colocará para analisar e expressar como essas experiências moldaram o seu caráter, a forma com que você enxerga o mundo, as outras pessoas e a si mesmo.
Presente (Present Authoring)
No exercício de Escrita Terapêutica voltado ao presente, o programa solicitará que você analise o seu eu atual com relação aos seus vícios e virtudes.
Você selecionará de uma lista de 5 categorias: os Cinco Grandes Fatores da Personalidade.
Há virtudes e vícios associados a:
- Agradabilidade/Assertividade;
- Extroversão/Introversão;
- Abertura para Experiência/Tradicionalismo;
- Conscienciosidade/Descuido; e
- Estabilidade Emocional/Baixa Tolerância ao Estresse.
Depois, você partirá para a análise desses vícios e virtudes, explorando e compreendendo melhor quais virtudes você pode ampliar, e quais vícios você deve deixar ou direcionar para um melhor “uso”.
Futuro (Future Authoring)
No exercício de escrita terapêutica voltado ao futuro no Self Authoring Program você deverá estruturar uma visão completa para o seu futuro.
É solicitado que você imagine o seu futuro caso você seja um fracasso completo, e caso você alcance todos os seus sonhos e realize todos os seus projetos.
A primeira visão, a do fracasso, serve para que você tome consciência de como os seus vícios, o ressentimento, a preguiça e a falta de fé podem vir a tomar a sua existência e transformá-la num pesadelo. Isso te dará a motivação necessária para comprar a postura de responsabilidade radical sobre o seu destino e, com inteligência, apostar no melhor de si mesmo.
Já na segunda visão, a do sucesso, serve para que você tome consciência do quanto as suas virtudes, os seus talentos e a sua disciplina podem levar você a um lugar significativo e satisfatório na vida. Isso te dará a motivação necessária para correr atrás dos seus sonhos.
Você precisa decidir como a sua vida será com relação a:
- sua carreira;
- sua vida familiar;
- sua vida social;
- relacionamento íntimo/casamento;
- suas atividades de lazer;
- sua educação e formação.
O exercício te forçará a pensar, detalhadamente, quais são as mudanças de hábito que você deve realizar, que habilidades e conhecimentos você quer adquirir, enfim, todas as especificações e um plano concreto para realizar os seus objetivos.
Esse é o Self Authoring Program de Jordan Peterson e colegas.
É um exercício de escrita terapêutica completo, muito detalhado, que gera benefícios comprovados e já transformou a vida de milhares de pessoas pelo mundo.
Você pode acessar o Self Authoring Program clicando aqui.
7 Exercícios de Escrita para a Cura e o Autodesenvolvimento
Inspirado no Self Authoring Program e em outros materiais da mesma linha, estruturei e organizei o e-book 7 Exercícios de Escrita para a Cura e o Autodesenvolvimento.
Nele, você também irá encontrar exercícios que abordam passado, presente e futuro, com orientações, exemplos e questões objetivas para responder.
A Escrita Terapêutica é um instrumento acessível e altamente eficaz para melhorar a sua saúde física e psíquica.
No responses yet